Home
 Equipe
 Galeria de fotos
 Histórico
 Localização
 O Rebanho
 Alimentação
 Catálogo de vendas
 Caprinforma
 Cotações
 Curiosidades
 Dicas
 Notícias
 Raças
 Alpina
 Anglo Nubiana
 Angorá
 Azul
 Boer
 Moxotó
 Saanen
 Savana
 Toggemburg
 Receitas
 Sanidade
 Técnicas
 Web Links
 Livro de Visitas
 Contate-nos

Você pretende ampliar seu negócio de Caprinos?

Sim               
Não               

  

 
 
 
Advertisement
 
 
Moxotó   Versão para Impressão  Enviar por e-mail 
26 02 2005

 

O nome da raça é originário do Vale do Moxotó, no estado de Pernambuco, espalhou-se por todo o Nordeste. A cabra Moxotó é criada em Pernambuco, Paraíba, Ceará, Piauí e Bahia, principalmente. Os animais atingem 62 cm de altura.

 

Oriundos de animais introduzidos há séculos pelos colonizadores, criados sem os devidos cuidados quanto á seleção e à alimentação, porém extremamente rústicos e produtores de peles excelentes. As fêmeas adultas pesam de 30 a 40 Kg. Os animais apresentam uniformidade de cor, tamanho e tipo.

 

A pelagem é báia ou mais clara, com uma lista negra que se estende do bordo superior do pescoço à base da cauda. Possuem uma auréola negra em torno dos olhos e duas listras negras que descem até a ponta do focinho. As orelhas, a face ventral do corpo e as extremidades dos membros, abaixo dos joelhos e garrões, são também negros, assim como as mucosas, as unhas e o úbere.

 

Nos machos as listras escuras são mais largas e comumente a face e as barbas são negras. Os pêlos são curtos, lisos, cerrados e brilhantes. A cabeça de tamanho médio, com fonte convexa e chanfro levemente cavado. Focinho amplo. Orelhas médias, dirigidas lateralmente e um pouco acima da horizontal. Chifres leves, de comprimento médio, saindo para trás, para fora e para cima, em curvadura regular. Os machos freqüentemente possuem barbas e excepcionalmente são machos.

 

O pescoço curto, forte e levantado, mantendo a cabeça elevada. Nas cabras é mais fino. O corpo bem feito e músculo, profundo e de comprimento médio. Cruzes pouco cortantes e mais baixas que as ancas. Dorso e lombo direitos e largos. Garupa curta e inclinada, porém larga. Peito forte e proeminente. Tórax amplo. Ventre longo, volumoso e ajustado ao conjunto. Úbere pequeno, de base reduzida. Tetas bem feitas. Membros secos, fortes, bem agrupados e de comprimento médio. Coxas e braços descarnados. Unhas fortes. A cauda é preta na parte dorsal e clara nos bordos.

 

A Moxotó é uma cabra rústica e prolífica, pois 40% de seus partos são duplos e a média é de 1,20 e a mortalidade para animais até um ano é de 32,9%. O peso médio de animais com um ano de idade é de 15 Kg. Sua produção leiteira é baixa, em torno de meio litro dia , durante um período de 4 meses. Embora não seja grande, graças à sua musculatura geral, conformação e ossatura leve, e boa produtora de carne.

 

É notável pela uniformidade e como produtora de peles excelentes. Esta raça é apresentada no padrão homologado pela ABCC como de múltipla aptidão, produzindo leite, pele e carne. É a única raça brasileira com padrão reconhecido e homologado junto à ABCC.

 

Destinação:

 

Pele.

 

Região mais adequada:

 

Nordeste brasileiro: PI, BA, PE e CE.

 


 

Fonte: Sebrae - Projeto Aprisco.


 
Voltar para Principal
 

Nós temos 42 convidados online

 
1818187 Visitantes

 
Alimentação
Confira a importância da alimentação, na criação de caprinos, dicas e MAIS !!!
 
Cotações
Sessão contendo as Cotações de Caprinos atualizadas...
Confira !!!
 
Dicas
Confira agora mesmo a nossa sessão de dicas
Clique aqui !!!
 
Receitas
Você quer conhecer algumas receitas de caprinos?
Acesse aqui !!!
 
Sanidade
Análise do rebanho para verificação de possíveis doenças.
CONFIRA AQUI !!!
 
Créditos
Créditos