|
|
|
21 01 2005
A Linfadenite Caseosa é uma doença infecto contagiosa causada por um micróbio, que invade o organismo do animal, formando abscessos contendo pus amarelo-esverdeado, podendo levar a morte nos casos de abscessos internos.A doença causa grandes prejuízos devido à queda da produtividade, à condenação de carcaças e desvalorização das peles.
A transmissão é feita através do contato direto com o abscesso de animais doentes, ou indiretamente através da ingestão de água e alimentos contaminados com o pus do abscesso.
1- Conheça os sintomas da linfadenite:
Abscessos (caroços) localizados nas regiões onde se encontram os linfonodos.
2- Conheça o controle da linfadenite:
- higienizar periodicamente as instalações; - evitar aquisição de animais com abscessos; - tratar qualquer tipo de ferimento para evitar contágio; - fazer inspeção periódica do rebanho e retirar os animais com abscessos; - isolar os animais que apresentam abscessos; - tratar os animais que apresentam abscessos.
3- Trate o caroço:
O caroço deve ser tratado antes que se rompa espontaneamente, pois o pus do abscesso se constitui num foco de contaminação.
- Atenção: O caroço deve ser aberto quando os pêlos na área do abscesso começarem a cair.
- Precaução: Na abertura do caroço deve-se utilizar luvas para evitar contaminação com o pus.
4- Reúna o material:
Algodão, gaze, papel toalha, água, sabão, tesoura, solução de iodo a 10%, mata bicheira, pinça, bisturi ou um canivete afiado, aparelho de barbear, álcool, saco plástico luvas.
5- Lave a área do abscesso com água e sabão.
6- Raspe os pêlos da área do abscesso.
7- Passe álcool e iodo na área do abscesso.
8- Faça um corte em toda a área do abscesso.
- Atenção: O corte deve ser feito com canivete ou bisturi no sentido de cima para baixo.
9- Pressione o abscesso para retirar todo pus:
- Atenção: O pus deve ser recolhido em saco plástico ou papel.
10- Faça a limpeza interna do abscesso com pinça ou gaze:
- Atenção: Esta limpeza é necessária para garantir a retirada total do pus.
- Coloque solução de iodo a 10% dentro do abscesso; - Coloque o repelente de moscas; - Isole o animal tratado até completa cicatrização da ferida.
- Atenção: 1- A gaze utilizada e o pus retirado do abscesso devem ser queimados e enterrados para evitar contaminação do ambiente e dos animais; 2 – O canivete, bisturi ou gilete e a pinça devem ser lavados com água e sabão e desinfetados com álcool.
Fonte: Sudene/Senar. |