21 01 2005
A Verminose é uma doença parasitária causada por diversos vermes, que acometem caprinos de todas as idades, sendo mais grave nos animais jovens. Inicia-se com perda progressiva de peso, diminuição na produção (leite e carne), podendo levar a morte.1.1 Conheça os principais sintomas da verminose.
- Anemia (olho branco); - Edema sub-mandibular (papo inchado); - Pêlos ásperos, arrepiados e sem brilho; - Perda progressiva de peso (magreza).
1.2 Conheça o controle da verminose.
Para controlar a verminose no rebanho caprino, utilizam-se vermífugos para promover a cura dos animais, e ao mesmo tempo, é feita a descontaminação do pasto, realizando-se as práticas de manejo adequadas.
A vermifugação dos animais deve ser feita utilizando produtos encontrados no mercado, seguindo as recomendações do fabricante ou a orientação do veterinário. Os vermífugos disponíveis no mercado são encontrados com os seguintes grupos e princípios ativos:
- Benzimidazóis (albendazole, oxfendazole, fenbendazole); - Imidazotiazóis (tetramisol, levamisol); - Salicilanilidas (closantel); - Avermectinas (ivermectina, doramectina, moxidectin, abamectina).
Atenção:
1 – O produtor deve utilizar um vermífugo do mesmo grupo o ano todo. No ano seguinte, deve alternar com outro grupo, para evitar que o verme se torne resistente ao vermífugo.
2 – A dosagem do vermífugo deve seguir a recomendação do fabricante ou a orientação do veterinário.
Alerta ecológico:
O produtor deve obedecer os prazos de carência indicados pelo fabricante do vermífugo quanto ao consumo de leite e carne após a vermifugação.
1.2.1 Conheça o ciclo de vida dos vermes.
1.2.2 Utilize o esquema de vermifugação estratégica.
Consiste em quatro aplicações de vermífugo durante o ano, sendo três no período seco e uma no período chuvoso.
- Vermifugar no início do período seco (Junho/Julho); - Vermifugar no meio do período seco (Agosto/Setembro); - Vermifugar no final do período seco (Novembro/Dezembro); - Vermifugar nos meados do período chuvoso (Março/Abril).
Atenção:
1 – Em locais de chuvas mais intensas distribuídas ao longo do ano, deve-se alterar o período de vermifugação para 60 em 60 dias. 2– Após a vermifugação, os animais devem permanecer no curral por 12 horas, sendo levados a novo pasto que não tenha sido utilizado nos 40 dias anteriores, para evitar a recontaminação dos animais.
1.3 Vermifugue os animais.
Atenção: Todos os animais do rebanho devem ser vermifugados no mesmo dia, para não contaminar a pastagem.
1.3.1 Reúna o material.
Seringa, pistola dosadora, vermífugo.
1.3.2 Separe os animais por idade (adultos/apartados/jovens).
1.3.3 Administre por via oral o vermífugo com pistola dosadora ou seringa.
1.3.4 Administre por via subcutânea o vermífugo injetável.
Alerta ecológico:
As embalagens vazias dos medicamentos devem ser enterradas em local adequado, evitando a poluição do meio ambiente.
1.4 Conheça as medidas auxiliares de controle de verminoses.
- Limpeza e desinfecção das instalações; - Manter as fezes em esterqueira distante dos animais; - Evitar superlotação das pastagens e das instalações; - Separar os animais nas pastagens por faixa etária; - Os animais adquiridos de outros locais devem ser vermifugados antes da introdução no rebanho.
Fonte: Sudene/Senar. |