28 10 2004
A eimeriose é um dos problemas mais sérios que flagelam os rebanhos de caprinos e ovinos do Nordeste do Brasil, segundo Carolina Farias. A doença é causada por um protozoário pertencente ao gênero Eimeria que invade e destrói a mucosa intestinal dos animais. O mal pode levar o animal até à morte.
Os sintomas são variados e podem ser confundidos ou associados a verminoses e subnutrição, dificultando o diagnóstico. Os ovinos e caprinos infectados geralmente apresentam diarréia, que algumas vezes contém muco ou sangue e, consequente desidratação, anemia, baixa conversão alimentar, emagrecimento progressivo, fraqueza ou morte. No entanto, há casos em que o animal não apresenta diarréia e morre devido a uma constipação.
Os relatos de perdas, na caprino-ovinocultura intensiva e semi-intensiva, chegam a níveis inconvenientes, principalmente nos animais jovens. Os que não morrem, apresentam problemas sérios de conversão alimentar, comprometendo seu desenvolvimento, acarretando baixo rendimento, baixa produtividade e perdas significativas na recria.
Os animais jovens são os mais sensíveis e os adultos são geralmente resistentes, no entanto, podem apresentar infecções esporádicas não aparentes constituindo assim a fonte de infecção para os jovens.
Como resolver a questão? Cuidados com higiene, manejo alimentar, vacinações e vermifugações, além das medidas complementares como separação dos animais jovens dos adultos, e evitar a superlotação nas instalações e eliminação de fatores estressantes.
Fonte: Revista O Berro Nº 56 - Maio/Junho 2003. |