19 12 2005
Fenação é o processos usados para estocar forragem (feno) que consiste basicamente em baixar o teor de umidade das plantas e armazena-las murchas, com a mínima perda das suas propriedades nutritivas. Pode ser produzido a partir de sobras de pasto na estação chuvosa ou mesmo de pastagens mantidas para esta finalidade, de forma a permitir que os animais consumam material volumoso em cochos, dentro dos alojamentos.
1. Ceifa (corte) - Pode ser feito por processo mecanizado ou com ferramentas manuais (facões ou roçadeiras). - Nos dois casos o corte deve ser feito nas vésperas da floração da forrageira escolhida; - para garantir o valor nutritivo, o material ceifado deve perder umidade o mais rapidamente possível.
2. Preparação Em processo manual, se procede do seguinte modo: - Deixe o material à céu aberto, no lugar onde foi cortado; - À tarde, se cortou pela manhã ou no dia seguinte, se cortou à tarde, junte-o em pequenas leiras; - Quando o material apresentar uma perda de cerca de 80% de umidade, poderá ser empilhado no alojamento adequado, em forma de fardos compactados.
O feno está no ponto quando ainda apresenta cor esverdeada, porém, ao torcer um feixe, este rompe sem mostrar muita resistência, uma vez que está com baixa umidade. Caso esteja demasiadamente seco, quebradiço e de cor esbranquiçada, suas propriedades nutritivas foram perdidas e não serve para armazenar por apresentar baixo valor nutritivo.
O processo pode durar de 2 a 4 dias, dependendo dos fatores climáticos de onde é feito.
Maior intensidade do sol acelera o tempo de preparação e perda da umidade.
O feno está no ponto quando ainda apresenta cor esverdeada, porém, ao torcer um feixe, este rompe sem mostrar muita resistência, uma vez que está com baixa umidade.
Caso esteja demasiadamente seco, quebradiço e de cor esbranquiçada, suas propriedades nutritivas foram perdidas e não serve para armazenar por apresentar baixo valor nutritivo.
O processo pode durar de 2 a 4 dias, dependendo dos fatores climáticos de onde é feito.
Maior intensidade do sol acelera o tempo de preparação e perda da umidade.
3. Enfardamento - Em processo mecanizado a operação de enfardamento pode ser realizado pela enfardadeira que recolhe, enfarda e amarra o feno a partir das leiras onde foram juntadas; - Manualmente os fardos são compactados por prensas de madeira ou por um peso e amarrados.
4. Armazenamento Para maior eficiência no manejo, convém regular os fardos em tamanho e peso.
5. Alimentação Pode ser triturado e misturado com suplemento mineral ou apenas descompactado e servido nos cochos, conforme as necessidades e o tipo de manejo alimentar empregado no criatório.
Vale Lembrar:
As leguminosas forrageiras e as gramíneas de talo fino são as ideais para fenar.
O mesmo não ocorre com as suculentas como capim elefante, sorgo etc.
Até mesmo leguminosas nativas, desde que tenha boa produção de massa verde, seja palatável ao animal e tenha bom valor nutritivo, podem servir para produzir feno.
Fonte: 2003 C@PRIL - capril.com.br |