Home
 Equipe
 Galeria de fotos
 Histórico
 Localização
 O Rebanho
 Alimentação
 Catálogo de vendas
 Caprinforma
 Cotações
 Curiosidades
 Dicas
 Notícias
 Raças
 Receitas
 Sanidade
 Técnicas
 Web Links
 Livro de Visitas
 Contate-nos

Você pretende ampliar seu negócio de Caprinos?

Sim               
Não               

  

 
 
 
Advertisement
 
 
Caprino de Corte   Versão para Impressão  Enviar por e-mail 
14 12 2005
A cabra foi o primeiro animal domesticado pelo Homem, dizem as pesquisas arqueológicas.

Ela era uma fortuna ambulante: produzia leite, produzia carne, produzia pele e era "moeda de troca". As caravanas levavam muitas cabras. Durante milênios, a cabra manteve esse papel, deixando a produção de carne, em grande escala, para os ovinos.

Na modernidade, porém, o público consumidor de carnes finas - iguarias, como a caça e os caprinos - estão pagando um preço remunerador. Então, este mercado levou à seleção de caprinos especificadamente para corte.

A caprinocultura moderna, portanto, apresenta duas faces:

a) para corte;

b) a criação tradicional, para leite, carne e pele.

Por outro lado, muitos criadores de bovinos perceberam certas peculiaridades na roçagem natural de seus campos por ovinos e passaram a criar caprinos de corte como opção mais coerente. Esse é um outro mercado fabuloso. Existem, então, várias alternativas que levam ao uso do caprino de corte na modernidade.
Por isso, a disseminação da raça Boer, no Brasil, vem sendo muito rápida, produzindo mestiços de alto valor de norte a sul do país.
Não há a menor dúvida: o Boer melhora o rendimento e a qualidade da carne dos caprinos comuns.

O mesmo que vem acontecendo no Brasil moderno já aconteceu na última década nos principais países exportadores de carne caprina. Todos optaram pelo Boer - como está bem demonstrado nessa edição exclusiva.

Esta revista pretende mostrar que o Boer vem sendo adotado como uma solução para os cruzamentos em todo o planeta. Depois de milhares de anos, o Homem conseguiu ter um caprino exclusivamente para corte, podendo concorrer frontalmente com os ovinos e bovinos. Esta foi uma notícia alvissareira e, agora, resta apenas aproveitar o bom momento em que milhares de criadores estão implantando rebanhos modernos, com alta tecnologia. Enquanto houver espaço geográfico a ser preenchido, os preços continuarão altamente lucrativos: um bom momento para adotar o Boer. É a raça do lucro.

Logo mais, os brasileiros estarão começando a exportar e, então, a festa será muito maior, pois todos os países estão precisando de boa genética Boer. O Brasil pode alicerçar, facilmente, um rebanho de 50 milhões de caprinos - sendo a maioria composta por animais com boa aptidão para corte e pele. O papel do Boer, portanto, é muito grande e lucrativo.


Fonte: Revista O Berro nº 83 - Outubro 2005.


 
Voltar para Principal
 

Nós temos 16 convidados online

 
2294451 Visitantes

 
Alimentação
Confira a importância da alimentação, na criação de caprinos, dicas e MAIS !!!
 
Cotações
Sessão contendo as Cotações de Caprinos atualizadas...
Confira !!!
 
Dicas
Confira agora mesmo a nossa sessão de dicas
Clique aqui !!!
 
Receitas
Você quer conhecer algumas receitas de caprinos?
Acesse aqui !!!
 
Sanidade
Análise do rebanho para verificação de possíveis doenças.
CONFIRA AQUI !!!
 
Créditos
Créditos