Home
 Equipe
 Galeria de fotos
 Histórico
 Localização
 O Rebanho
 Alimentação
 Catálogo de vendas
 Caprinforma
 Cotações
 Curiosidades
 Dicas
 Notícias
 Raças
 Receitas
 Sanidade
 Técnicas
 Web Links
 Livro de Visitas
 Contate-nos

Você pretende ampliar seu negócio de Caprinos?

Sim               
Não               

  

 
 
 
Advertisement
 
 
Leite de cabra - muitas vantagens   Versão para Impressão  Enviar por e-mail 
20 05 2005

O leite de cabra é considerado, em função das suas características físicas e químicas, um dos alimentos mais próprios ao consumo humano. Ele vem se destacando como complemento alimentar de idosos, convalescentes, crianças alérgicas, bem como dos adeptos à alimentação natural. É considerado o principal sucedâneo do leite materno.

Digestibilidade - É de alta digestibilidade, pelo tamanho reduzido e dispersão de seus glóbulos de gordura e dos caracteres próprios de sua proteína. A caseína do leite de cabra, durante o processo de digestão, forma coágulos de granulação fina e macia, menos resistentes do que os demais leites, o que facilita a digestão, sendo desintegrados mais rapidamente pelas enzimas do estômago. O leite de cabra tem 28% dos glóbulos de gordura inferior ou igual a 1,5 microm, enquanto no leite de vaca não passa de 10%. Normalmente, o diâmetro dos glóbulos de leite varia entre 01 e 10 micra. Há informações de que enquanto o leite de cabra leva 40 minutos para ser digerido, o leite de vaca permanece mais de 2 horas no estômago.
 

Gordura e colesterol - É notória a diferença existente entre os tipos de ácidos graxos da gordura do leite de cabra, em comparação com o leite de vaca. O leite de cabra apresenta 18% de ácidos graxos de cadeia curta, o que representa o dobro do encontrado no leite de vaca. Os ácidos graxos de cadeia curta (de 4 a 10 carbonos) contidos no leite de cabra são os capróicos, caprílico e cáprico. Os ácidos graxos de cadeia curta de carbonos, representados pelos capróicos (6 carbonos), caprílicos (8 carbonos) e cápricos não elevam a taxa do colesterol, tão pouco a lipoproteína aterogênica (ldl) - que transporta colesterol para as coronárias.
 

Valor nutritivo - Seu grande valor nutritivo é decorrente da riqueza em extratos secos (proteínas, gorduras, vitaminas e sais minerais) e, por ser de reação mais alcalina, dificilmente azeda no estômago, razão pela qual é muito eficiente no auxílio de tratamento de cólicas intestinais. Ele atua também no sistema imunológico, aumentando a resistência às doenças comuns, como gripes, bronquites e alergias.
 

Prevenção de alergias - Conforme pesquisa realizada pela UFRJ, cerca de 7% dos recém nascidos são alérgicos ao leite de vaca. A alergia, freqüentemente, pronuncia-se através de eczemas, dores abdominais, distúrbios epigástricos, diarréia, vômito, descarga nasal e auricular, erupções de pele, asma e colite.
 

Pesquisa internacional - Através de palestra proferida na Inglaterra, a pediatra inglesa Vera Walker, que há mais de 30 anos pesquisa o uso terapêutico do leite de cabra, informou que em 300 casos cujos diagnósticos acusaram alergia à lactoalbumina do leite de vaca - a principal causa da asma, 270 tornaram-se livres dos sintomas em seis semanas, após substituírem o leite que usava pela mesma quantidade do leite de cabra. A referida pesquisadora informou também que entre 1.682 pacientes com enxaqueca alérgica, encontrou 1.460 acometidos devido à alergia alimentar. Destes, 92% tinham alergia provocada pelo uso de leite e derivados que, ao serem substituídos pelo leite e queijo de cabra, tiveram seus males sensivelmente reduzidos. 

Referências:

- FURTADO, Múcio Mansur - Fabricação de queijo de leite de cabra . Ed. Nobel.

- ROTMAN Flávio - Coronárias sem infarto. Ed. Record.


Fonte: Revista O Berro nº 77 de Maio/2005.



 
Voltar para Principal
 

Nós temos 16 convidados online

 
2294467 Visitantes

 
Alimentação
Confira a importância da alimentação, na criação de caprinos, dicas e MAIS !!!
 
Cotações
Sessão contendo as Cotações de Caprinos atualizadas...
Confira !!!
 
Dicas
Confira agora mesmo a nossa sessão de dicas
Clique aqui !!!
 
Receitas
Você quer conhecer algumas receitas de caprinos?
Acesse aqui !!!
 
Sanidade
Análise do rebanho para verificação de possíveis doenças.
CONFIRA AQUI !!!
 
Créditos
Créditos