Home
 Equipe
 Galeria de fotos
 Histórico
 Localização
 O Rebanho
 Alimentação
 Catálogo de vendas
 Caprinforma
 Cotações
 Curiosidades
 Dicas
 Notícias
 Raças
 Receitas
 Sanidade
 Técnicas
 Web Links
 Livro de Visitas
 Contate-nos

Você pretende ampliar seu negócio de Caprinos?

Sim               
Não               

  

 
 
 
Advertisement
 
 
Aleitamento Artificial   Versão para Impressão  Enviar por e-mail 
22 03 2005
Em geral, as crias aceitam facilmente o aleitamento aleitamento artificial, principalmente quando elas não mamaram diretamente na mãe, por um período superior a 48 horas.

A quantidade de leite a ser oferecida, por mamada, deve ser equivalente a 10% do peso vivo do animal, duas vezes ao dia, pela manhã e à tarde.

Durante a fase de aleitamento, preferencialmente, a cria deve ser pesada a cada sete dias e a quantidade de leite a ser oferecida deve ser corrigida. Quando a cria receber colostro, também artificialmente, devem ser oferecidas diversas mamadas ao dia e por um período não inferior a 36 horas. Como substituto do leite de cabra, pode-se usar o leite de vaca in natura, o leite de vaca em pó reconstituído, o leite de soja, dentre outros.

Dos substitutos citados, o mais utilizado tem sido leite de vaca in natura, devendo ser pasteurizado para evitar a possível veiculação e germes que porventura estejam presentes no leite cru e a conseqüente  transmissão de doenças. A substituição do colostro, natural ou artificial, pelo leitede vaca in natura ou em pó reconstituído, pode ser feita já ao terceiro dia após o nascimento.

A substituíção pelo leite de soja natural, no entanto, deve ser realizada paulatinamente e sugere-se que seja feita a partir do início da quinta semana de vida, quando as crias já têm alguma capacidade de digerir a proteína vegetal. A esta idade, o primeiro descarte orientado nas crias deve ter sido feito, destinando-se as crias portadoras de defeitos e/ou taras e aquelas que por qualquer razão não tenham destino zootécnico futuro de abate, como cabrito(a) de leite (mamão) (Alves et al., 1991; Alves, 1992; Góes et al., 1998).


Fonte: Revista O Berro nº 74.

 


 
Voltar para Principal
 

Nós temos 13 convidados online

 
2026024 Visitantes

 
Alimentação
Confira a importância da alimentação, na criação de caprinos, dicas e MAIS !!!
 
Cotações
Sessão contendo as Cotações de Caprinos atualizadas...
Confira !!!
 
Dicas
Confira agora mesmo a nossa sessão de dicas
Clique aqui !!!
 
Receitas
Você quer conhecer algumas receitas de caprinos?
Acesse aqui !!!
 
Sanidade
Análise do rebanho para verificação de possíveis doenças.
CONFIRA AQUI !!!
 
Créditos
Créditos