Home
 Equipe
 Galeria de fotos
 Histórico
 Localização
 O Rebanho
 Alimentação
 Catálogo de vendas
 Caprinforma
 Cotações
 Curiosidades
 Dicas
 Notícias
 Raças
 Receitas
 Sanidade
 Técnicas
 Web Links
 Livro de Visitas
 Contate-nos

Você pretende ampliar seu negócio de Caprinos?

Sim               
Não               

  

 
 
 
Advertisement
 
 
Parto   Versão para Impressão  Enviar por e-mail 
21 03 2005
Espera-se que o parto ocorra aos 150 dias após a cobrição ou IA, entretanto, uma variação de 144 a 156 dias é considerada fisiológica (Asdell, 1929).

A monta sendo controlada, o manejo torna-se mais fácil, uma vez que, conhecendo a data de cobrição ou IA, calcula-se a data prevista do parto, o que permite adotar algumas práticas de manejo importantes para a boa saúde da mãe e a sobrevivência da(s) cria(s). Em regime de exploração intensiva, seis dias antes da data prevista para o parto, a fêmea deve ser colocada numa baia-maternidade sombreada, limpa, seca e arejada, permitindo, sempre que possível, a visão das companheiras de rebanho, evitando-se assim o estresse que pode ser causado pelo isolamento.

Em regime semi-intesivo, as fêmeas em final de prenhez devem ser mantidas em piquete-maternidade, que deve ser em terreno de topografia plana. dotado de água fresca, de sombra e próximo ao aprisco, evitando que os animais percorram longas distâncias; além de favorecero acesso rápido em caso de ser necessário interferir durante o parto (Simplício et al., 1990a).

Ao se aproximar da data provável do parto, evidenciam-se alguns sinais que deve ser considerados por que cuida dos animais, dentre eles destacam-se: o relaxamento dos ligamentos sacro-isquiáticos (ligamentos da garupa), o que favorece a descida do ventre e a conseqüente depressão dos flancos; o úbere apresenta-se repleto e, geralmente, as veias mamárias tornam-se bem evidentes; o animal reduz o consumo de alimento. Com a aproximação do momento do parto, ele mostra-se inquieto, bale com mais freqüência, deitando-se e levantando-se freqüentemente. Também, com a aproximação do parto, geralmente, observa-se uma secreção opaca e ligeiramente amarelada fluindo através através da vulva que é decorrente da liquefação do tampão mucoso, o quel durante a prenhez mantém a cérvice fechada, isolando o útero, propriamente dito, da vagina.

Após a liquefação do tampão mucoso e a dilatação da cérvice, cocorre a insinuação e rompimento da bolsa d'água e, quando o parto é eutócico (normal), geralmente, o aparecimento dos membros anteriores do feto. Observa-se o aumento da frequência e intensidade das contrações uterinas e conseqüente expulsão do feto.

A apresentação fetal pode ser anterior ou posterior (de nádegas), sendo ambas fisiológicas e, em aproximadamente 95% dos partos acontece a apresentação anterior. O parto na cabra, em geral, é rápido e não há necessidade de inetrferência, exceto quando o feto apresenta-se em posição incorreta; é muito grande em relação às vias duras e moles do canal do parto; apresenta alguma teratologia, etc. ou a fêmea apresenta uma bacia muito estreita. Diante de parto distócico (anormal), sempre que possível, chamar imediatamente o médico veterinário, para que este faça a avaliação da situação e, se necessário, realize a cesariana. Decisão que não pode ser tardia, pois poderão estar em risco as vidas da mãe e da(s) cria(s).

Em caso de nascimento múltiplo, após a expulsão da primeira cria, a segunda, a terceira e, eventualmente a quarta cria, etc., são expulsas em seguida. A expulsão dos envoltórios fetais (placenta) deve ocorrer num período não superior a oito horas, caso contrário, o animal deve ser medicado. Em hipótese alguma, os envoltórios fetais deverão ser tracionados, pois tal conduta favorece o surgimento de infecção uterina e pode levar a morte da fêmea em decorrência de hemorragia (Grunert & Birgel, 1984).


Fonte: Revista O Berro nº 73.


 
Voltar para Principal
 

Nós temos 10 convidados online

 
2026020 Visitantes

 
Alimentação
Confira a importância da alimentação, na criação de caprinos, dicas e MAIS !!!
 
Cotações
Sessão contendo as Cotações de Caprinos atualizadas...
Confira !!!
 
Dicas
Confira agora mesmo a nossa sessão de dicas
Clique aqui !!!
 
Receitas
Você quer conhecer algumas receitas de caprinos?
Acesse aqui !!!
 
Sanidade
Análise do rebanho para verificação de possíveis doenças.
CONFIRA AQUI !!!
 
Créditos
Créditos